O que fazer para empreender

Muitas pessoas tem o sonho de ter um negócio próprio, se tornar um empreendedor, mas para fazer isso é preciso ter algumas atitudes e seguir alguns passos.

Confira:

Atitude empreendedora

Sempre crie as suas oportunidades e tenha persistência para contornar os problemas. Empreendedores não desistem fácil do que querem e acreditam.

 

Tenha um protótipo de negócio antes de iniciar

Antes de executar a sua ideia, faça um protótipo do seu negócio, para ver o que dá certo e o que pode ser melhorado.

 

Estude o mercado

A análise de mercado é pré-requisito para trilhar um caminho de sucesso. E isso passa não só pela análise dos clientes, mas também pela de concorrentes e de fornecedores.

 

Foque e invista em um modelo de negócio

Isso tem a ver com a forma como o seu negócio será executado. Pense num formato de empresa que seja sustentável e siga esse modelo, não misture formas de execução para não se perder no caminho. Se você sonha com uma padaria foque nesse modelo, não no modelo de um restaurante por exemplo.

 

Tenha um planejamento financeiro

Calcule com cuidado os custos do seu negócio. Só assim você saberá o quanto deverá investir na empresa nascente.

 

Planeje cada passo

Planejar com cautela é fundamental para que o seu negócio evolua de maneira sustentável.

 

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento em que se descreve um negócio e se analisa a situação do mercado, projetando ações futuras.

 

Formaliza-se

Com a documentação da sua empresa em dia, você poderá abrir conta no banco para pessoa jurídica, poderá participar de concorrências públicas e não terá de se preocupar com a fiscalização.

 

Valorize seus clientes

Valorizar a clientela é um passo essencial. Com um bom atendimento, o cliente fica satisfeito e sua empresa tem mais chances de crescer.

 

Fonte: Sebrae

 

 

 

 

Deixe um comentário

1
Olá tudo bem?
Podemos ajudar?
Powered by