Dicas para falar em público

Muitos empreendedores conquistam negócios exemplares e acabam sendo convidados para palestras, encontros e afins, que envolvem falar em público. O problema é que muitos deles não conseguem se comunicar adequadamente e ficam extremamente desconfortáveis com essa situação de ter que falar em público.

Se você também é um desses que ficam pouco à vontade com ideia de palestrar ou discursar algumas dicas podem te ajudar.

Treine e decore

Se você deseja fazer uma boa apresentação, palestra ou discurso o segredo é treinar. Esteja seguro do texto e do que se trata. Isso lhe dará uma segurança maior na hora de falar, evite improvisos no começo, até que você fique confortável.

Lembre-se, a maioria sabe menos que você sobre o assunto

Na maioria das vezes quando se vai dar uma palestra as pessoas na plateia não possuem o mesmo conhecimento que você sobre o tema a ser discutido. Sempre tenha em mente que você conhece bem o assunto e saberá como lidar e discursar sobre tal de maneira a conquistar a tenção do público.

Descontraia

No começo, antes de dar início ao assunto da palestra, faça uma piadinha, algo que descontrai o público também. Isso ajuda você e eles a relaxarem e simpatizem com você logo de cara.

Use roupas que você se sinta bem

Estar confortável fisicamente é o primeiro passo para estar confortável mentalmente com a situação. Se você estiver com o sapato apertado, ou a camisa sufocando vai se concentrar nisso ao invés de focar no tema, o que irá refletir na sua apresentação.

Tenha sempre uma apresentação multimídia

Seja um vídeo, um power point, site ou qualquer outra coisa que dê suporte para sua apresentação e possa ilustrar sua fala, deixando o púbico informações mais visuais, que são mais fáceis de sem compreendidas. Sem contar que isso faz com que você siga uma ordem e não se perca no tema.

Beba água

Pequenas pausas para um gole de água também alivia a tensão e evita que você fique com a boca seca e comece a tossir ou ter pigarros.

Evite usar papéis e cartões

Isso nas suas mãos podem entrega o nervosismo. Então, se você é do tipo que treme em situações de tensão não use papéis ou cartões, pois eles irão tremer tanto quanto você e entregarão para o público o seu estado de stress e tensão.

 

Deixe um comentário